Segunda edição do “Noite D´Elas” vai ser realizada em VR no dia 07/03 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

​No dia 7 de março, Volta Redonda vai sediar a segunda edição do “Noite D´Elas”, em homenagem ao mês da mulher. O evento vai ser no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, a partir das 19h, com inscrições gratuitas pelo Sympla, a partir do dia 28/02. A importância da realização desse evento vem acompanhando o aumento do número de mulheres empreendedoras no país. Segundo dados do Sebrae Nacional, em 2023, as mulheres representavam 52% da população em idade ativa e, no universo do empreendedorismo, estão à frente de 34% do total de empresas.

​O “Noite D´Elas” foi idealizado e criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) no ano passado, mas, em 2024, contará com uma realização conjunta com a Aciap-VR (Associação Comercial), Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC-VR), Facerj (Federação das Associações Comerciais do Rio de Janeiro), Prefeitura de Volta Redonda e o Sicomércio-VR (Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo), tendo mais uma vez apoio do Sebrae.

​Para este ano, estão previstas duas palestras com Gabi Lopes, que é empresária, atriz, escritora e influencer; e com a empresária Karol Babadeira, primeira influencer de supermercados com mais de 600 mil seguidores, sócia e CMO das empresas Royal Supermercados e Empório Royale.

​O evento neste ano também vai estimular os sentidos do empreendedorismo feminino, sendo aberto apenas para mulheres, empresárias e gestoras, inicialmente, associadas a essas três entidades, em Volta Redonda: Aciap, CDL e Sicomércio, além de funcionárias dessas empresas. Além da palestra, haverá uma atração surpresa para fechar o evento, que além de conhecimento, também visa promover uma noite de troca de experiências. Nas imediações do teatro, também serão colocados food trucks.

​Uma das novidades na edição deste ano será a distribuição de máscaras inspiradas nos antigos bailes. A confecção será feita por mulheres que fazem parte de um projeto da Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos), de Volta Redonda.

REALIZADORES FALAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA A REGIÃO

​Para Leonardo Almeida, presidente da CDL-VR, poder realizar o “Noite D´Elas” com uma abrangência maior, aumentando a participação de mais mulheres empreendedoras ou que desejam ser empreendedoras, consolida ainda mais esse evento pensando pela diretoria, que sempre se preocupou em dar mais espaço para essas empresárias e colaboradoras do setor produtivo. “No ano passado, foi um sucesso, mudamos a forma de fazer, trouxemos esse universo feminino para o nosso evento, de acordo com a demanda que temos na nossa entidade, e, para nós, foi muito positivo ver nosso evento crescer e ganhar a adesão de instituições também tão importantes, como a Aciap e a sua Federação, além do Sicomércio, Prefeitura e do CMEC o que vem consolidar ainda mais esse momento em homenagem às mulheres, que não só conquistaram seu espaço no mercado como mostram cada vez mais o poder de liderança. A CDL sempre valorizou e continua acreditando nesse potencial feminino transformador. Já tivemos uma mulher presidente, a nossa atual diretora social, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha. Nossa Diretoria também, incluindo a CDL Jovem, conta hoje com oito diretoras, assim como a Aciap e o Sicomércio, que também tem mulheres em suas diretorias. Com certeza, vai ser um grande evento”, disse.

​O presidente da Aciap-VR, Maycon Abrantes, também falou da importância da Associação Comercial ser uma das realizadoras desta edição desse encontro que incentiva ainda mais o empoderamento feminino nos negócios. “O Noite D´Elas é um evento já consolidado no calendário da cidade, idealizado pela CDL e hoje temos a honra de estar participando conjuntamente com as três entidades (CDL, Aciap e Sicomércio), além do Sebrae, para engrandecer e fortalecer o papel da mulher no empreendedorismo. As mulheres estão à frente de muitas empresas, mas, ainda assim, é preciso esse movimento institucional para efetivar esse espaço conquistado com muita competência, e encorajar outras mulheres que possuem potencial para empreender, mas não possuem referências e network. Portanto, nosso papel é potencializar o evento com essa junção de ideais e foco no empoderamento feminino”, afirmou.

​Já, para Levi Freitas, presidente do Sicomércio-VR, a união dessas instituições para realizar o “Noite D´Elas” só reforça ainda mais a missão de cada vez mais criar oportunidades de desenvolvimento do empreendedorismo feminino, dando voz às mulheres, que são empresárias, gestoras, trabalhadoras e que contribuem para o crescimento da economia. “As mulheres chegaram ao mundo dos negócios mostrando sua competência e sua força e, hoje, temos muitas à frente de empresas, que são exemplos de como é preciso vencer o preconceito que, infelizmente, ainda existe. Nós estamos buscando apoiar e mostrar que, sim, é possível buscar esse fortalecimento para crescermos juntos, com igualdade”, acrescentou.

​Marilza Dutra Reis, presidente do CMEC-VR (Conselho da Mulher Empreendedora e de Cultura de Volta Redonda), também falou da importância dessa integração para realizar um grande evento em homenagem às mulheres. “Este evento é uma oportunidade única para nos reunirmos, compartilharmos experiências e nos inspirarmos mutuamente. Teremos palestras motivacionais, será um espaço para networking, tudo pensado especialmente para impulsionar os nossos negócios e fortalecer os laços entre as empreendedoras da região. Além disso, contaremos com a presença de convidadas especiais que irão compartilhar suas trajetórias de sucesso e insights valiosos sobre empreendedorismo feminino”, disse.

​Ela destacou ainda que será um momento de empoderamento, aprendizado e celebração das conquistas das mulheres empreendedoras de Volta Redonda. “Espero ver todas vocês lá, prontas para se inspirarem, se conectarem e fortalecerem ainda mais a nossa presença no mundo dos negócios. Conto com a presença de cada uma de vocês para tornar essa noite inesquecível”, convidou.

​Sérgio Sodré, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, reforçou o convite. “Com meu respeito e admiração às colegas profissionais presentes no evento ‘Noite D’Elas’, quero desejar uma noite agradável e de muita interação e compartilhamento de conhecimentos. Que o evento seja um sucesso, enaltecendo e valorizando o papel fundamental da mulher no mercado de trabalho. Muito sucesso!”, acrescentou.

​Paola Tenchini, coordenadora regional do Sebrae falou também sobre o trabalho para impulsionar o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando empreendedoras para melhor gestão, lucros e consequentemente provocar mudanças para que elas tenham liberdade e sucesso. “Porque quando uma mulher empreende, ela apoia o desenvolvimento, gera empregos e encoraja a participação de outras mulheres. Por isso, apoiamos este evento que é um marco para a cidade”, finalizou.

SERVIÇO:
Evento: Noite D`Elas
Dia: 07/03
Horário: 19h
Local: Teatro Maestro Franklin, Colégio Getúlio Vargas, Rua Cento e Cinquenta e Quatro, 783, Laranjal, Volta Redonda
Inscrições gratuitas: Sympla