Tarifa Comercial Zero completa um mês de retorno em Volta Redonda

Após interrupção por conta da pandemia, serviço tem transportado 4,5 mil semanalmente e terá sistema de localização por GPS

Desde o retorno de suas operações no dia 1º de setembro, os três ônibus do Tarifa Comercial Zero estão transportando uma média de 4,5 mil pessoas por semana. O serviço completou um mês de volta às atividades, após ser interrompido há seis meses por conta da pandemia do Coronavírus. Os três veículos que atendem duas linhas distintas chegaram a atender três mil pessoas por dia.

Com a rede de atendimento controlada e o protocolo adotado em Volta Redonda para o tratamento precoce da Covid-19, as viagens foram retomadas com as medidas de segurança para passageiros e motoristas. Podem viajar apenas pessoas sentadas, utilizando a capacidade máxima em cada carro, que é de 33 pessoas. Além disso, é aferida a temperatura de todos os passageiros antes de entrarem no ônibus.

“A retomada com segurança do serviço é importante para as atividades econômicas, que também estão sendo flexibilizadas com medidas necessárias. Estamos conseguindo retomar o crescimento do desenvolvimento econômico em Volta Redonda”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro.

Além do retorno às operações, o Tarifa Comercial Zero iniciou nesta quarta-feira, dia 30, testes de um sistema de localização dos ônibus elétricos por meio de GPS. Desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR), o sistema tem como objetivo permitir aos usuários localizarem a posição dos veículos quando forem utilizar o serviço.

“A ideia é que, em breve, os passageiros tenham a informação por meio de seus celulares ou por telas instaladas nos pontos do Tarifa Comercial Zero, permitindo com que eles possam programar melhor suas viagens, trazendo mais comodidade”, explicou o presidente da EPD-VR, Matheus Moreira Cruz.

Implantado pela prefeitura municipal em julho de 2018, os ônibus do Tarifa Comercial Zero interligam gratuitamente os centros comerciais de Volta Redonda. Os três veículos atendem duas linhas distintas: dois ônibus na Linha 1, que liga os bairros Retiro, Aterrado, Vila Santa Cecília e Centro (Rua Gustavo Lira e Avenida Amaral Peixoto); e um veículo na Linha 2 que sai do Retiro, Aterrado, Rodovia dos Metalúrgicos (Shopping Park Sul) e Centro (Rua Gustavo Lira e Avenida Amaral Peixoto). Os ônibus elétricos possuem ar condicionado, internet Wi Fi e ligações USB para recarregar aparelhos móveis, além de serem silenciosos e não poluírem o meio ambiente. Eles circulam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, até 14h.