Volta Redonda realiza Rua de Lazer especial sobre Setembro Amarelo

Evento faz parte das ações do mês de prevenção ao suicídio 

O domingo, em Volta Redonda, foi para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e cuidar da saúde. Diversas atividades recreativas e esportivas como pilates, caminhada orientada, yoga, dança circular e roda de terapia, além aferição de pressão e teste de AHGT (glicemia), foram realizadas na Rua de Lazer, realizada na Radial Leste, no bairro Aero Clube, durante este domingo, dia 22. O evento foi realizado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Esporte e Lazer (SMEL).

Durante todo o mês, diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão à campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. O objetivo é de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além das suas formas de prevenção. A programação segue até o dia 27 deste mês.

Todas as ações previstas para hoje aconteceram na Rua de Lazer, um espaço democrático, fechado ao trânsito, que está aberto aos domingos para a prática de esportes. Em determinado período, a Radial Leste recebe Edições Especiais com eventos realizados pela prefeitura onde a população pode participar de várias atividades esportivas e recreativas, como aconteceu nesse domingo.

O senhor José Raimundo Gonçalves, 62 anos, morador do Barreira Cravo não perde uma Rua de Lazer. “Fiquei sabendo que hoje tinha atividades e vim para cá. Ainda dei uma conferida de como está minha saúde. Depois que atingimos certa idade é bom ter esse controle”, disse o aposentado.

A professora Rosilene Duarte, 36 anos, moradora do bairro Volta Grande, veio fazer companhia a mãe. “Ela participa de várias atividades da Smel e sempre me chama para participar da Rua de Lazer. Como não tenho muito tempo livre eu não consigo fazer. Hoje, mais uma vez, ela me convidou e vim fazer as atividades junto com ela. Foi ótimo”, disse a professora.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou que a prática de exercícios físicos possibilita o contato social, o cuidado e controle corporal, melhorando sintomas de ansiedade e depressão. “Essa Rua de Lazer Especial teve como intuito a ação preventiva ao suicídio, fenômeno ainda complexo e de múltiplas determinações. A SMEL e SMS estarão de forma coletiva informando, conscientizando e estimulando esse diálogo e a prática de exercícios físicos, tirando da invisibilidade e garantindo ajuda e atenção adequada. Que o amarelo seja sinônimo de atenção de quem está ao nosso redor”, disse a secretária.

O prefeito Samuca Silva destacou também que a Rua de Lazer é um espaço importante que as pessoas saiam para as ruas e se divirtam de forma positiva e saudável em um local livre e sem perigo de acidentes. “A Rua de Lazer é um espaço criado para a família se divertir. Aqui as pessoas podem realizar brincadeiras e atividades físicas e esportivas, e ainda conhecer novas pessoas. Tudo isso ao ar livre e com segurança. Ocupem os espaços públicos. Levem suas famílias para praticarem esportes e se divertirem. É uma oportunidade de relaxar e passar horas com quem você gosta”, incentivou o prefeito.

Como buscar ajuda – Volta Redonda dispõe de profissionais capacitados à orientação dentro do setor de Saúde Mental, que pertence a média complexidade do município. Atualmente o município possui cinco CAPS, sendo três deles destinados ao atendimento de adultos, um infantil e um para dependentes de álcool e outras drogas.

Cada um deles conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiro, terapeuta ocupacional, educador físico, psiquiatra e médico clinico. Nos espaços, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, acontecem oficinas terapeutas, como música, artesanato, higiene, saúde e jogos.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do município, Renata Vasquez, atualmente são atendidos cerca de 1500 pacientes ativos em cada uma dessas unidades. “O Caps funciona com portas abertas, sem precisar ter encaminhamento e agendamento para ser atendido. Todas as pessoas com algum sofrimento psíquico como depressão, crise de ansiedade ou qualquer outro transtorno que chegam, são acolhidas imediatamente”, disse a coordenadora.

Programação:

Dia 23 – 14h – Roda de conversa com familiares, no Cras do Candelária; Dia

Dia 25 – 9h30 – Roda de conversa com a população em situação de rua, no Aterrado;

14 – Roda de conversa com a população em situação de rua, na Vila Santa Cecília;

Dia 26 – 9h – Evento dos trabalhadores de Saúde Mental, Caps do Belvedere; Dia 27 – 9h – Roda de conversa com familiares, no Cras do Rústico.